TENDÊNCIAS: Tons claros e contrastes na CASACOR/SC






Evento segue aberto até o dia 27 de outubro no Cidade Milano, Centro da Capital.



A combinação cromática é um elemento importante na arquitetura de interiores. Com predominância de tons claros, os 40 ambientes da CASACOR/SC 2019 apresentam novidades em cores na edição da mostra em Florianópolis.










Fotos: Lio Simas e Mariana Boro



Alguns projetos residenciais evocam a leveza do branco como antídoto para dias obscuros e conturbados.

Em outras propostas, nesse caso comerciais, o rosa forte aparece como estímulo ao trabalho em equipe e à vitória.
— O propósito do projeto, qual intenção de se usar cada tom, que função segue o ambiente: tudo isso tem a ver com a escolha das cores.

 Se é um ambiente de mais energia ou de de paz e calma; se é um espaço pensado para receber amigos, para fazer refeições ou para descansar. E, claro, gosto de cada pessoa. Hoje e sempre, um espaço tem que ser planejado a partir do gosto pessoal de cada um — diz o arquiteto Moacir Schmitt Jr.
Leveza em tons claros
No La Vie en Fleur, a loja de fragrâncias da CASACOR /SC, as designers Cris Araújo e Linda Martins apostaram num espaço elaborado a partir do Rose Quartz, tom descrito pela Pantone como um rosa acolhedor como um abraço. Em contraponto à cor forte do grão de café e aos equipamentos para extrair a bebida, o espaço Do Grão à Xícara, projetado por Larissa Aguiar para abrigar uma cafeteria, tem uma paleta de cores suaves e neutras que conferem uma sensação de leveza e harmonizam com os acabamentos.
A dupla Salvio Moraes Jr e Moacir Schmitt Jr foi além e explorou as múltiplas possibilidades do branco, cor que afirma o conceito do espaço. No ambiente, nomeado Living Branco, o mood é claro e aberto na escala de cores. O projeto se propõe a ser um bálsamo de bem-estar e leveza para dias tão pesados e obscuros e usa como cor principal o branco off.
— Para a CASACOR/SC, entramos com branco e uma escala de tons claros com o propósito de apresentar um respiro estético diante dos vários elementos que se vê ao visitar uma mostra, mas também um convite ao sossego e calmaria. A poética do branco tem a ver com paz e tranquilidade. Vivemos dias conturbados e o branco traz essa sensação de calmaria e paz espiritual — diz Schmitt Jr.
O clima primaveril, os dias mais quentes que anunciam o verão também pedem tons claros e que remetem à praia. O Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi, reforça o estado de leveza que a arquiteta defende para a vida num espaço em tons que lembram a areia e a beira do mar. As texturas nos tecidos e a incidência da luz de diferentes maneiras foram a solução - tanto no projeto de Juliana Pippi quanto no Living Branco - de não deixar os espaços monótonos.
Para contrastar com a claridade, Leandro Sumar e Fabio Vitorino levaram para a Suíte Master tons escuros no quarto. Eles também apostaram na combinação branco com toques em dourado e verde para o banheiro da suíte, onde uma banheira convida ao relaxamento.
— Volumetria e estudo de cores são os primeiros passos na concepção de um ambiente. Para a Suíte Master, nossa intenção foi balancear cores claras e escuras, que aparece inclusive no revestimento em madeira na parede, para conferir conforto visual e também aconchego. Para o banheiro, a proposta foi passar a ideia de limpeza, aconchego e sofisticação —  diz Fabio Vitorino.
 Estímulo à liderança e  os tons opostos do entardecer
Com uma proposta mais calorosa, o Co-Space para Arquitetos e Designers, de Barbara Ramos e Maria Eduarda Brandão, tem no tom de rosa forte a representação da vitória e da liderança. O ambiente é comercial e representa a Archademy, aceleradora e coworking para escritórios de arquitetura que terá sede em Florianópolis em breve.
— Nosso projeto é para um ambiente comercial, justamente por isso escolhemos uma cor para chamar atenção. O tom rosa avermelhado usado — Framboesa Radical, da Coral — remete ao afeto. Estimula emoções e representa força, vitória e liderança. Achamos coerente para um ambiente de coworking. A ideia de uma caixa rosa, vibrante e convidativa se completa com o contraste de elementos como a madeira clara e objetos decorativos em preto — explica Barbara Ramos.
Já o Sunset Quarto de Hóspedes, Leonardo Caldart e Letícia Pimentel Silva Caldart, tem uma paleta de cores que remete ao pôr do sol, os tons de laranja representam o dia e o azul escuro o nascer da noite.
— Pensamos num quarto para todos os tipos de hóspedes e o pôr do sol todo mundo gosta. Aqui em nosso escritório [Prumo] gostamos muito das cores e apostamos nessa transição – do entardecer laranja ao nascer da noite azul. São duas cores opostas, mas complementares. O azul, por mais que seja uma cor fria, não esfriou o ambiente, ao contrário — detalha a arquiteta Letícia Pimentel Silva Caldart.

Sobre a CASACOR / Santa Catarina
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Agende-se
O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019
QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro - Terça a Sexta, das 15h às 21h; Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.
ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.
INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)
INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894
https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/



Comentários

Postagens mais visitadas