Grupo Lobas promove curso Intensivo com o conto “O Barba Azul” do livro “Mulheres Que Correm com o Lobos


   Sônia Farias,  psicóloga, consteladora e.      idealizadora desse projeto.





No dia 05 de outubro, sábado, acontece no Instituto Ipê Roxo em Florianópolis um curso Intensivo de Contoterapia. O conto escolhido para ser estudado nessa edição é “O Barba Azul”, do livro “Mulheres que correm com os Lobos”, da analista junguiana Clarissa Pinkola Estés. Promovido pelo Grupo Lobas e tendo como facilitadora a psicóloga, consteladora e idealizadora desse projeto Sonia Farias, o encontro será um dia inteiro de imersão, cura e recuperação da Natureza Selvagem da Mulher.

"O Barba Azul" trata da ingenuidade feminina e de como perceber quando as mulheres estão se relacionando com um predador, seja ele interno ou externo. O curso usa a história, o estudo e as vivências com o objetivo de identificar e superar o mecanismo de auto sabotagem. Com a premissa de “Criar, Curar e Amar”, é uma excelente oportunidade para conhecer e aprender mais sobre estes poderes.
O livro: Mulheres que correm com os Lobos
Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações 'psíquico-arqueológicas' nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.
A autora: Clarissa Pinkola Estés
A Ph.D Clarissa Pinkola Estés é uma acadêmica de renome internacional, poetisa premiada, psicanalista junguiana diplomada e cantadora (guardiã das velhas histórias na tradição latina). É autora do clássico Mulheres que correm com os lobos, além de diversos outros livros, como “Libertem a Mulher Forte”, “A Ciranda das Mulheres Sábias”, “O Jardineiro Fiel”, entre outros. Trabalhou com famílias sobreviventes ao 11 de setembro, nas costas Leste e Oeste dos Estados Unidos. Foi agraciada com o primeiro prêmio Joseph Campbell de “Keeper of the Lore” (Guardiã das Tradições), e, por ter sido a vida inteira ativista e escritora em busca de justiça social, ela foi nomeada para a Galeria de Honra das Mulheres do Colorado, em 2006.
A psicóloga e facilitadora: Sônia Farias
A idealizadora desse trabalho é a psicóloga Sônia Farias, de Florianópolis. Com Pós-Graduação em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Phileo/PR, e Formação em Constelações Sistêmicas pelo Instituto Spelter/SP e por Hellinger Sciencia em Barcelona / Espanha. Sônia Tem vasta experiência no atendimento psicoterapêutico de família, conduzindo-as a um caminho de crescimento e cura, através do reforço aos vínculos saudáveis de amor entre seus membros. Há muitos anos entrou em contato com o livro da Dra Clarissa e começou a trabalhar com ele, primeiro na terapia individual e depois em Grupo de Mulheres. Com o passar do tempo, Sônia foi percebendo o poder restaurador contido em cada conto e fo vendo com seus próprios olhos, o desenvolvimento e recuperação de força, autoestima, do centramento das mulheres que participavam dos Grupos. Há alguns anos, o colega Paulo Pimont passou a fazer parte da equipe de facilitadores do trabalho com os Contos de Clarissa. Desde então, centenas de mulheres já participaram dos Grupos Terapêuticos semanais e também intensivos, em várias cidades de SC e PR, e também em SP. Em 2015 Sônia e Paulo iniciaram a estruturação de um Programa de formação que é direcionado para aquelas pessoas que querem formar-se e trabalhar com os contos.
Para quem?
Para todas as mulheres que se sentem cansadas, pressionadas, deprimidas, com medo, assoberbadas com suas vidas, com o acúmulo de funções na família e na vida profissional ou encolhidas perante o medo de dar um novo passo.
SERVIÇO
Dia: 05 de outubro de 2019 – sábado
Horário: das 10h às 19h
Local: Local: Instituto Ipê Roxo  (R. Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, 64 - 706 - Itacorubi, Florianópolis – SC)
Facilitadora: Sonia Farias
Valores: Novas Participantes - R$ 480,00 / Lobas Mensalistas - R$ 390,00
Inscrições: inscrição: http://bit.ly/BarBa2019
Informações: Por e-mail: grupolobas@gmail.com / Por whatsapp: (48) 99122-2904

Comentários

Postagens mais visitadas