PARA OS AMANTES DA ARTE-Fundação Cultural Badesc promove curso gratuito sobre história da arte




Fundação Cultural Badesc promove curso gratuito sobre história da arte





Rosângela Cherem ministra a primeira aula no sábado, dia 13 de julho, das 15h às 17h

Fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Badesc e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC), o curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg será ministrado pela doutora em história Rosângela Cherem. As aulas são gratuitas e a primeira será às 15h do sábado, dia 13 de julho. As vagas vão ser disponibilizadas por ordem de chegada em cada dia de aula.
O objetivo é estabelecer relações entre a história da arte e as exposições ocorridas na Fundação. Centrado no pensamento do historiador de arte alemão Aby Warburg, o curso vai considerar as questões relacionadas à impureza do tempo e sua relação com a obra de arte – fantasmagoria, transtemporalidade, intempestividade e senthome. 
O projeto, que tem a organização compartilhada com a historiadora Thays Tonin, é aberto também para conexões com literatura, psicanálise, vídeo, fotografia e assim por diante.
Ao todo vão ser cinco aulas, além da primeira que acontece no dia 13 de julho, as demais estão marcadas para os sábados dias 3 de agosto, 14 de setembro, 26 de outubro e 9 de novembro, das 15 às 17 horas. Os participantes interessados em realizar uma leitura prévia do material podem solicitar os textos complementares.

Organizadoras do curso
Rosângela Cherem:  Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. Associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões.  

 Thays Tonin: é bacharel e licenciada em História pela - UFSC (2014), mestre em História pela UFSC (2015), tem doutorado pela Università degli Studi della Basilicata (ITA). É pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), intitulada Mediterranean Cultural Landscapes and Communities of Knowledge. Em 2016, estudou Latim em Fontes Renascentistas e fez parte da pesquisa de doutorado no The Warburg Institute, vinculado a Universidade de Londres.

Quem foi Aby Warburg?
Abraham Moritz Warburg (13 de julho de 1866 – 26 de outubro de 1929), mais conhecido como Aby Warburg, foi um historiador de arte alemão, célebre pelas suas contribuições nos estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano. Suas obras completas remontam a vários volumes, mas seu projeto mais ambicioso, Atlas Mnemosine, se constitui em uma coleção de imagens com pouco ou nenhum texto.

Serviço: Curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg, ministrado por Rosângela Cherem
Data: início no dia 13 de julho – sábado e segue nos dias 03/08, 14/09, 26/10 e 09/11
Horário: 15h às 17h
Telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita, por ordem de chegada


Comentários

Postagens mais visitadas