Estética em sintonia com o planeta: as soluções sustentáveis em arquitetura e décor da CASACOR/ SC










Edição na Capital da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas ocorre até 27 de outubro no Cidade Milano 

Alternativas em construção e décor que causam menor impacto no meio ambiente estão sempre em sintonia ao que é tendência. Em 2019, a CASACOR /SC apresenta diferentes soluções sustentáveis em projetos de estilos que vão do minimalista ao industrial. A mostra segue aberta ao público até 27 de outubro no Cidade Milano, na Av. Mauro Ramos, Centro da Capital.

O próprio evento foi pensado para gerar menos lixo e resíduo. Com 10 operações comerciais — uma das novidades este ano — que seguirão operando no local após a mostra, o descarte ao final será menor. Muitos profissionais do elenco também apostaram em projetos que combinaram reaproveitamento de materiais e uso inteligente dos espaços disponíveis de maneira a reduzir os resíduos após a mostra. 
Já em A Bilheteriah!, assinada por Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo, os ares da floresta permeiam o ambiente. Uma instalação feita com bambus e que alude a uma grande árvore convida a refletir sobre o uso desse material que é um dos mais sustentáveis para construção civil e, embora abundante no Brasil, é ainda pouco utilizado no país.
— A instalação é uma escultura estrutural e autoportante, ou seja, que sustenta. Não está presa ao teto ou no chão. Nossa intenção foi chamar atenção para o bambu, que é conhecido como aço verde, a madeira do futuro. Por aqui o uso ainda se restringe à decoração, em cercas e mobiliário — explica Vanessa Buonomo.
O ambiente também conta com outras soluções. Os móveis em MDF serão reaproveitados pela CASACOR e os estofados são feitos com ecotecido, material produzido a partir de algodão e fios de garrafa pet.
Sustentabilidade tem um papel importante não só estético, mas também econômico e ecológico. Nosso propósito é alcançar práticas sustentáveis em todas as etapas do evento e também engajar profissionais e o público sobre a importância de preservar o nosso entorno — diz a diretora da CASACOR/SC, Francis Bernardo. 
Matéria prima reciclada e reaproveitamento após a mostra

No Cozy Office, ambiente assinado pelo 3P Studio, a sustentabilidade se manifesta na escolha dos materiais. Os revestimentos Brick da Gauss da Morada Eco, presente nos tijolos da lareira e na parede e piso do jardim, são produtos feitos a partir da reciclagem de restos de obras até embalagens de vidro de cervejas e refrigerantes. 

O Loft Duo, a dupla Cris Passing e Giovane Marangoni considerou escolhas sustentáveis para direcionar o projeto, que já nasceu em uma linha atemporal e cujas peças serão reutilizadas. 

Graziela de Souza, que assina o Living da Arquiteta, também projetou o ambiente pensando em transformá-lo após a mostra em sua nova sala de atendimento, no próprio escritório. O projeto com estilo clássico destaca o trabalho de toda a trajetória profissional da arquiteta. 

Pegada industrial aproveitamento da estrutura existente

Muitos ambientes também optaram por aproveitar características do local da CASACOR/SC este ano, o novo empreendimento Cidade Milano. Em vez de rebaixamentos em gesso, de difícil descarte, usaram o teto à mostra, no melhor estilo industrial. No Beer Bar, Fabio Bubniak e Ana Carolina Melo encontraram nesse estilo os elementos que conceituam o projeto. Uma chapa metálica de container compõe o conceito. 

No Loft Pra Perto do Mar, a arquiteta Juliana Pippi propôs uma grande moldura que une arquitetonicamente a cozinha e o banheiro, são integrados ao ambiente e que receberam marcenaria com palha natural. Os pilares e vigas existentes receberam um revestimento com chapas pedriscos.

O Porão UNILUX, de Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave, Arthur Lins, Felipe Finger e Vitor Sadowski, respeita a memória do casarão centenário onde viveu Hercílio Luz. Revelado em camadas no processo de restauro, a penumbra dá lugar a luzes que enaltecem a preservação do bem tombado. Paredes e arcos em tijolo maciço revelam as técnicas construtivas da época – contrastados com as contenções em concreto e um sofá que permeia e integra o ambiente. 

Sobre a CASACOR / Santa Catarina
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Agende-se
O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019
QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro - Terça a Sexta, das 15h às 21h
Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.
ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.
INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)
INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894

Olá!

Td bem? Do uso de bambu ao estilo industrial, conheça algumas das soluções sustentáveis nos ambientes da CASACOR/SC. 
Mostrar texto das mensagens anteriores

Comentários

Postagens mais visitadas