Pesquisadoras lançam plataforma digital que irá reunir conteúdo sobre a história da dança em Florianópolis dos últimos 70 anos






Primeira etapa do Projeto Midiateca, uma plataforma digital que irá reunir amplo acervo da produção artística catarinense, inicia com proposta de formação - palestra - no dia 07 de outubro. As inscrições gratuitas estão abertas

Anos de produção e documentação da cena da dança em Florianópolis e Santa Catarina serão devidamente reunidos numa única plataforma de livre acesso. O projeto Midiateca de Dança tem como autoras Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, que juntas somam páginas e mais páginas de conteúdo, criação e pesquisa na área artística dos últimos 70 anos, agora concentrados num rico acervo histórico, cultural e digital. 

- Consideramos importante reunir, organizar e disponibilizar esse acervo ao público. A internet é um espaço que facilita o acesso a informação. Ao disponibilizar nosso acervo pretendemos dialogar com diferentes pessoas e comunidades, ofertar materias, colaborar com processos de produção de conhecimento em dança e nas artes. Também partimos do desejo de dar visibilidade à produção de dança de Florianópolis e Santa Catarina, mercados frágeis e instáveis para a sobrevivência profissional que, no entanto, possuem iniciativas valiosas e exemplares - conta Jussara Xavier sobre a plataforma, que será lançada até dezembro deste ano.

A proposta não é somente disponibilizar o acervo, mas provocar o debate sobre a dança como modo de conhecimento e área de pesquisa. Para isso, o Midiateca de Dança traz na primeira etapa do projeto uma programação de conteúdo gratuita voltada ao público interessado e mira também nos professores de arte da rede de ensino de Florianópolis.

- A ideia é compartilhar experiências e conhecimentos produzidos na dança desde os anos 1950, percebendo o movimento histórico das artes a partir da dança. Este tipo de abordagem foi muito pouco explorada, apesar de sua relevância para o público e para os artistas. Para o público em geral é  importante, por um lado, porque oferece um contexto e conhecimentos que podem enriquecer a sua experiência, e por outro lado, lhe permite conhecer o trabalho que artistas da dança vem realizando nos últimos 70 anos - explica Vera Torres. 

A primeira palestra trata sobre o tema "Histórias da Dança em Florianópolis" no dia 07 de outubro, das 10h às 12h, no Cinema do CIC. O objetivo do encontro é identificar momentos importantes na história da dança local. 

Já nos dias 11, 18 e 25 de outubro, das 14h às 18h, será realizado o Curso Histórias da Dança Catarinense, no auditório da Casa da Memória, no Centro da cidade. Serão abordados os temas: Formação do cenário coreográfico e do ensino da dança em Santa Catarina, Contexto Artístico Catarinense na segunda metade do século XX e Poéticas da Dança em Santa Catarina nos anos 2000. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por e-mail contato@midiatecadedanca.com ou no próprio local, 20 minutos antes do início do curso. 


Biblioteca ampliada 

Midiateca vem da ideia de biblioteca ampliada, abastecida com diferentes suportes de informação como livros, artigos, trabalhos acadêmicos, críticas, entrevistas, documentários, videodanças e documentos históricos. O amplo banco de dados, de autoria das pesquisadoras, inicialmente irá catalogar materiais de Florianópolis. Porém, o plano é expandir futuramente para diversas cidades catarinenses e ainda oferecer versões dos conteúdos em inglês e espanhol.

- Há poucas iniciativas no sentido de organizar e sistematizar arquivos na área de dança no Brasil. A ideia também é problematizar e dinamizar a ideia de arquivo em dança. Como é possível pensar questões contemporâneas olhando para o que já se produziu em nosso contexto? - questiona Sandra Meyer.

O projeto Midiateca de Dança foi contemplado pelo Edital de Apoio às Culturas 2018 do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, numa iniciativa da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis. 


Programação de Conteúdo

PALESTRA: HISTÓRIAS DA DANÇA EM FLORIANÓPOLIS

7 de outubro, das 10h às 12h, no Cinema do CIC, Florianópolis


Objetivos: Identificar momentos importantes na história da dança local por meio da distinção do percurso de grupos de dança de Florianópolis, atuantes no século XX e XXI, ressaltando coreografias e espetáculos, modos de treinar, compor e pensar o corpo em movimento e a dança cênica.


Procedimento metodológico: Exposição oral dialogada, projeção e análise de fotos e vídeos. 


Ministrantes: Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres


Carga horária total: 2 horas


Público-alvo: professoras/es de Artes da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis


CURSO: HISTÓRIAS DA DANÇA CATARINENSE

Com Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres

11, 18 e 25 de outubro, das 14h às 18h

Auditório da Casa da Memória, Rua Padre Miguelinho, 58 Centro, Florianópolis

Inscrições gratuitas por e-mail: contato@midiatecadedança.com ou no local 20 minutos antes do início


11 de outubro de 2019: A formação do cenário coreográfico e do ensino da dança em SC

18 de outubro de 2019: O contexto artístico catarinense na segunda metade do século XX

25 de outubro de 2019: Poéticas da dança em SC nos anos 2000


Objetivo: Mostrar e estudar obras de artistas catarinenses e residentes no estado de Santa Catarina que contribuíram para a configuração do cenário local e nacional da dança durante a segunda metade do século XX. 


Conteúdo: Movimentos, tendências, estéticas e pensamentos que impulsionaram artistas e coreógrafos a desenvolverem trabalhos coreográficos em solo catarinense. Destaque dos principais bailarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores neste campo. Análise de obras coreográficas e suas relações com o contexto artístico contemporâneo local, nacional e internacional.


Procedimento metodológico: Exposição oral dialogada, projeção e análise de fotos, vídeos e documentos. 


Carga-horária total: 12 horas

Emissão de certificados para aqueles com 100% de frequência. 


Público-alvo: Estudantes e profissionais de dança, artes e história; pessoas de todas as idades interessadas no assunto; comunidade da cidade de Florianópolis.


Vagas: 50. Gratuito.


Jussara Xavier 

Atua como crítica de dança, diretora de espetáculos de dança e teatro, pesquisadora, professora, gestora e coordenadora de projetos culturais. Pós Doutora em Filosofia (UFSC), Doutora em Teatro (UDESC), Mestre em Artes - Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Especialista em Dança Cênica (UDESC). É professora do curso de Graduação em Dança da FURB. Publicou os livros “Grupo Cena 11. Dançar é conhecer” (2015) e “Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas” (2013). 

Coorganizadora dos livros Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções + Interseções] (2016); Histórias da Dança. Coleção Dança Cênica vol. 2 (2011); Pesquisas em Dança. Coleção Dança Cênica vol. 1 (2008); Tubo de Ensaio. Experiências em Dança e Arte Contemporânea (2006). Responsável pela pesquisa, realização e direção do Documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense (2010). Na função de coordenadora dos Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville, organizou os livros “1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança” (2018) e “Dança não é (só) coreografia” (2017). É professora substituta da Graduação em Dança (FURB). Responde pela coordenação de programação e curadoria do Festival Internacional Múltipla Dança (2006-atual); coordenação e curadoria do projeto Tubo de Ensaio (2001-atual). De 2011 a 2016 foi professora colaboradora da Graduação em Teatro (UDESC). Coordenadora e produtora dos projetos Laboratório Corpo e Dança (Fpolis, 2013; Joinville, 2008 e 2009) e Laboratório das Artes do Corpo (Garuva, 2011-2012). Pesquisadora e redatora de verbetes para a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras, área dança, Instituto Itaú Cultural (SP, 2011-2012). Crítica de dança do jornal A Notícia (2001-2010). Gestora de projetos, Coordenadora técnica, Professora e Produtora na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Joinville, 2001 a 2008). Realizou a concepção e direção de espetáculos de teatro e dança, como Mais sobre aquilo que prefiro acreditar que seja agora (2016); Ignorãça (2015); Assemblage (2013); Com-posições. Planos para criação do (in)comum (2012); Nós (2011); Retrato do outro (2009) e Auto-retrato (2008). Foi bailarina dos grupos Cena 11 (SC) e Raça (SP).


Sandra Meyer

Artista, pesquisadora e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis. Atuou como docente da Maestría Profisional en Danza da Universidad Nacional - UNA, Costa Rica, onde lecionou as disciplinas Técnica de Danza 1 e Taller de Expresión y Composición 1 (Período: 1 a 28 de fevereiro de 2015 e 3 a 24 de março de 2017). É doutora em mestre em Artes, Comunicação e Semiótica pela PUC - São Paulo. Escreveu A Dança Cênica em Florianópolis (FFC, Florianópolis: 1994) e As metáforas do corpo em cena (AnnaBlume, São Paulo: 2009, 2011). É co-autora dos livros Tubo de Ensaio - experiências em arte e dança contemporânea (Florianópolis, edição de autor, 2006); Tubo de Ensaio - Composição [Intervenções e Interseções] (Florianópolis, Instituto Meyer Filho; Itaú Cultural (2016); Seminários de Dança I e II(Joinville, 2008 e 2009); Coleção Dança Cênica – Pesquisas em Dança, Volume 1 (Joinville, Letra d'Água, 2008) e Coleção Dança Cênica – Histórias de Dança, Volume II (Florianópolis, Editora UDESC, 2012). Presidiu a comissão de implantação do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade do Estado de Santa Catarina (2005-2016). Foi Crítica de dança do jornal A Notícia (2001-2010). Curadora e membro da equipe de coordenação da programação artística e científica do Tubo de Ensaio - Corpo: Cena e Debate - Florianópolis (2001-2016). Dirigiu o documentário de dança LIMIARES (2014), premiado pelos Editais de Vídeo VIIo Prêmio Fundo Municipal de Cinema de Produção Audiovisual 2012 e Prêmio Catarinense de Cinema CINEMATECA 2012. Integra o projeto coletivo de dança Corpo, Tempo e Movimento em seis ações de dança, em parceria com Diana Gilardenghi, Paloma Bianchi e Milene Duenha.

Vera Torres

Doutora em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes: Teatro e Dança pela Universidade Paris 8, França (2012); Mestre em Artes: Dança (Master 2) - Universidade Paris 8 (2006); Mestre em Comunicação e Semiótica - PUC/SP (2000); Licenciada em Educação Física - Instituto Porto Alegre/ RS (1986). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS, 1997 - 2019) ministrando disciplinas como Teoria e Metodologia da Dança; Dança e Improvisação; Práticas e Histórias da Dança e Corpo, Improvisação e Composição em Dança. Coordenadora de diversos projetos de extensão relacionados à dança, entre eles: Projeto Dança Poesia em Movimento - UFSC (2011-2018); Projeto Dança Corpo Investigativo - UFSC (2001-2003) e Projeto Dança Moderna - UFSC (1998). Organizadora dos livros Tubo de Ensaio: composição [Interseções + Intervenções] (Florianópolis: Instituto Meyer Filho, 2016); Histórias da Dança: Coleção Dança Cênica - vol. 2 (Florianópolis: IOSC, 2012); Coleção Dança Cênica: Pesquisas em Dança - vol. 1 (Joinville, Letra d’água, 2008) e Tubo de Ensaio: experiências em dança e arte contemporânea (Florianópolis: Edição dos Autores, 2006). Curadora e membro da equipe de coordenação da Semana da Dança UFSC (Edições 2012, 2013, 2017, 2018 e 2019); Curadora e membro da equipe de coordenação da programação artística e científica do Tubo de Ensaio - Corpo: Cena e Debate - Florianópolis (2001-2016) e Coordenadora do ciclo de palestras e debates Café com Dança - UFSC (2013 – 2018).

Comentários

Postagens mais visitadas