PORQUE É MAIS DIFÍCIL EMAGRECER APÓS 50 ?

SAÚDE & BEM ESTAR




PORQUE É  MAIS DIFÍCIL EMAGRECER APÓS OS 50 ANOS? 







Começarei explicando um pouco como funciona o nosso organismo, mas necessariamente após os 40 anos de idade. Isso é de suma importância para que compreendam o quão especial é nosso metabolismo.
O metabolismo é responsável pelo funcionamento do nosso corpo, a relação entre o metabolismo e o envelhecimento é direta. Geralmente, à medida que o ser humano envelhece há um declínio gradual de seu metabolismo, ou seja, o número de calorias necessárias para manter o corpo funcionando é menor com o passar dos anos. Esse é um dos importantes motivos que faz com que haja aumento de peso com a idade.

Além disso, à medida que envelhecemos a composição corporal muda, de forma que, após os 45 anos de idade a maioria das pessoas perde em média 10% de sua massa muscular por década. Isso significa menor queima de calorias e existe uma tendência de ganhar por volta de 0,5 kg por ano de gordura. É evidente que a tendência diminua por meio da atividade física com o passar dos anos, e isso é outro fator importante. A atividade física aeróbica provoca um gasto calórico importante durante sua execução, ou seja, ajuda a queimar calorias, porém, a atividade muscular de resistência (musculação) pode sim levar a um aumento do metabolismo de repouso (basal) porque aumenta o número e tamanho das fibras musculares que são verdadeiras torradeiras de calorias.
O tratamento da obesidade ou do excesso de peso requer, no mínimo, uma combinação de três fatores: dieta apropriada, prática regular de exercícios físicos e mudanças nos hábitos de vida.
Conversei com a Nutricionista Larissa Lodetti Pavei. Graduada em Nutrição pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC e Pós-graduada lato sensu em Nutrição Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional  (IBNF).
Larissa assessora o Grupo de Reeducação Alimentar. Para atender especificamente esse assunto, ela irá esclarecer alguns pontos sobre esse tão polêmico assunto que preocupa a todos que têm essa dificuldade.

- É mais difícil emagrecer depois dos 50?
Sim e não. A obesidade é uma doença multifatorial. Isso significa que mais de uma causa está envolvida em sua prevalência: Genética, Hormônios, Sedentarismo, Alimentação. Por volta dessa idade, muitos desses itens vão se somando, chegando a um ponto onde a maioria das pessoas não sabe mais o que fazer. Mesmo tendo passado a vida de dieta.. O desespero bate à porta e qualquer solução mágica e rápida enche os olhos e alimenta a esperança de que dessa vez vai ser diferente. Vou te dizer uma coisa: não é diferente. Das duas uma, ou você vai gastar uma fortuna com algum produto que pode até trazer um resultado imediato, mas que em longo prazo não vai mais funcionar, ou você vai comprar a tal pílula mágica e vai acabar nem usando  (os motivos pra isso são vários).

- Então qual é o problema? É a idade? O metabolismo lento? A tireoide? A menopausa?
A resposta é não, pra todas essas opções. O problema (e a solução)  está no seu COMPORTAMENTO. Pra algumas coisas na vida, não existe atalho. Mário Sérgio Cortela fala: "vaca não dá leite" é você que precisa acordar cedo e ir até lá tirar. Então é isso. É preciso fazer exercícios, equilibrar o estresse da rotina e se alimentar melhor (de verdade.. sem depender da semana light de pratos congelados). Não que eles sejam ruins, podem ser ótimas opções,  mas se você não aprender a comer, o que vai fazer quando estiver em um lugar que ele não esteja disponível?  Enfiar o pé na jaca... pq é isso que a maioria das pessoas faz! Ou segue tudo direitinho ou mergulha no croissant de chocolate com calda, sorvete e tudo que tiver direito. Afinal de contas, você merece.. ja fez dieta a semana toda, não é mesmo?

- Uma solução mais duradoura, são os grupo de reeducação alimentar.
São encontros que acontecem uma vez por semana durante 12 semanas. Em cada encontro vamos conversar sobre como pensar diferente. Mudança de comportamento, esse é o pulo do gato. Sabe aquela frase comum: "Eu sei tudo que precisa fazer, só não faço"? O grupo serve para que você aprenda a fazer! Como lidar com a ansiedade. Como diminuir a vontade de comer doce. Receitas e ideias de como colocar tudo isso em prática de uma forma divertida e natural, sem sacrifícios, sem cobrança, sem contar calorias e sem culpa. Emagrecer depois dos 50 pode ser mais difícil sim, mas não é impossível. Depende de você estar aberto para mudar seu pensamento e sua relação com a alimentação. Vamos lá? 

Nutricionista Larissa Lodetti PaveiInstagram: @larissapaveinutriE-mail: larissapavei@gmail.comFone:  (48) 9.99945219




Maristela Brittes
 jornalista 

Comentários

Postagens mais visitadas