COM QUE ROUPA EU VOU?

COM QUE ROUPA EU VOU “




DRESS CODE PROFISSIONAL
O QUE É?
COMO  APLICAR?


O ASSUNTO DA SEMANA É
COMO DEVEMOS NOS APRESENTAR PROFISSIONALMENTE






Charme e vulgaridade não combinam. A moda trabalho não tem nada a ver com a moda sedução, e nem com a moda balada.


Como quero ser percebido? O que quero transparecer? 
Creio , estas são perguntas que devem ser feitas na hora de escolher a roupa para o ambiente profissional.


Esse assunto é  recorrente, em várias vezes  nos  deparamos com notícias a respeito de alguma pessoa  que se destacou  com uma escolha  inusitada em  ambiente profissional ou situação social justamente por causa da sua vestimenta.

Considero  triste que isso aconteça pelo constrangimento mas, em contrapartida, relevante para sinalizar aos demais o quanto a imagem pessoal ainda é fator importantíssimo no seu dia a dia.

Nos dias de hoje há quem duvide do quanto sua imagem fala por você, ainda há quem não se importe e ainda há quem desconheça a simbologia a respeito da imagem pessoal e profissional.

Para  eventuais dúvidas e orientar corretamente sobre o que você deve ou não vestir existe um código, conhecido como Dress Code ou código de vestimenta.









Para esclarecer  dúvidas e facilitar seu dia a dia listei as principais dicas e orientações a respeito:



Dress code é um conjunto de regras, explícitas na maioria das vezes, que sempre estão presentes principalmente em ambientes profissionais e interpreta-los corretamente é imprescindível para uma imagem positiva e adequada.




Ambiente muito formal

o Ambiente jurídico Tribunais , Fórum e Escritório de advocacia tradicional e área executiva de grandes bancos, secretarias de Estado , Governo e ambiente cargos politicos estão nessa categoria.
o A sua imagem deve projetar complementa seriedade e credibilidade. Roupas em modelos tradicionais, alfaiataria sempre e cor escura, de preferência preto.



Sugestões:

Mulheres  sempre de sapatos fechados, com saltos, meias calças, cor lisa, nenhuma estampa, bolsas estruturadas, sem detalhes barulhentos ou chamativos e acessórios pequenos e discretos.


Homens de terno, corte estruturado, camisa branca, gravata sem estampas, sapatos e cintos pretos e lustrados, relógio de couro preto.


Ambiente formal







Grandes empresas de consultoria/auditoria, área jurídica e financeira de grandes empresas .

Sugestões:

- A imagem continua sendo de credibilidade e seriedade porem, com um toque de receptividade.


Para mulheres como homens devem continuar usando cor escura mas, amplia-se o leque de opções além do preto: azul marinho, marrom ou grafite.


 Podem entrar estampas discretas como a risca de giz para ambos e gravatas com estampas pequenas e discretas para os homens.


As camisas por baixo do terno continuam claras mas, podem variar para o azul, lilás ou rosa discretos.


 Sapatos continuam fechados para as mulheres e acessórios discretos, podendo ousar apenas em anel se quiser algo um pouco maior. Para terno cinza, sapatos e meias pretas, para terno marrom e azul, sapatos e meias marrons.



Semi formal






CASUAL DAY 



Escritórios  e a maioria das multinacionais em que seus funcionários mantem pouquíssimo contato direto com cliente.


É comum o Casual Day ou Casual Friday, podendo usar calça jeans neste único dia.

Neste caso, para ambos o jeans deve ser escuro e sem detalhes (rasgos, bordados ou apliques).

As cores são permitidas, sempre discretas, e estampas menos tradicionais como listras e poás para as mulheres estão liberadas. Sapatos e bolsas também podem ter cor ou estampa. Os homens podem usar ternos claros, camisas sem gravatas, blazers avulsos e calças sociais.




. Formal


Para  quem ocupa cargos politicos , ou na área  jurídica, juizes, advogados, funcionários públicos, executivos, gerentes de banco, secretários de diretoria e presidentes de empresas.


Dicas


Para mulheres, procure  roupas bem cortadas, blazers da moda, cores neutras, saias na altura do joelho, decotes mais fechados, calças confortáveis e não tão justas. Para dar personalidade ao look, abuse de acessórios coloridos, como lenços e bijuterias, e capriche em sapatos e bolsas, que não precisam ser conjunto.


Mas, os acessórios dão um toque especial ao seu look.



Para homens, gravata é indispensável. Ternos devem ser sóbrios, longe de modismos, como silhuetas muito ajustadas, calças curtas ou sapatos sem meias. Ternos cinza e marinho o ano todo, podendo usar cáqui e bege no verão.


Procure  evitar ternos pretos, coloridos e marrom .
Camisas brancas, azuis, listradas e xadrez miúdo, sem cores fortes ou cheias de detalhes em punhos e golas. Nada de meia branca! A meia branca não fica bem , inclusive corta silhueta no conjunto.





Casual


Empresas familiares ou de médio e pequeno porte, lojas, empresas de áreas como marketing, moda, arquitetura, design, comunicação e tecnologia.



. A imagem aqui pede profissionalismo com criatividade além da descontração.


Lembre-se que casual não é informal!!!

Estão liberadas cores e formas diferentes, acessórios criativos e jeans.


 Mulheres podem adicionar macacões por exemplo, homens podem adicionar modelagens mais esportivas. Porem a mensagem aqui é: nunca apareça menos ou mais do que sua roupa.


É  permitido porque são  áreas de muita criatividade e modernas .
Você deve manter o estilo, caso goste de looks  modernos poderá  usá -los.




CONSULTORIA DE ESTILO PARA  EMPRESAS 


A EMPRESA VIVO criou uma ação muito interessante, por ser um  tema recorrente aqui n sempre está em pauta durante as .

 E como a convenção social ainda determina que estejamos vestidos para sair às ruas), a preocupação com o que usar para trabalhar reaparece, quase todos os dias, ao executarmos esta tarefa diária.

A maioria das pessoas, recorre a opções seguras que não as faça se destacar  e que, tão pouco, representam suas identidades.

Estas escolhas, normalmente, fazem com que elas não se sintam confortáveis e seguras no dia a dia, o que só tira o foco do principal: o trabalho.

Foi pensando nisso e também em que são os funcionários quem fazem a “cara” da empresa e que a diversidade e talento de cada um deve aparecer, que a Vivo lançou uma campanha interna de dress code que desconstruiu a forma pré-concebida de se vestir dos funcionários e deu autonomia à eles nesta função


A marca, que vem se colocando no mercado como inclusiva, aberta e democrática entendeu que internamente este conceito também deveria ser levado a sério.

Com o mote “Vem de você” a ação não pretende impor regras ou criar preocupação com a moda, mas dar liberdade para cada um se expressar individualmente e se sentir confortável em sua jornada diária. E a ideia não pára só nas roupas, mas engloba todo um processo de  humanização da empresa que incluí até meditação para os funcionários.

O projeto levou aos funcionários da Vivo. Temas de palestra  sobre como a nossa aparência se comunica e o ambiente de trabalho, além de escrever pequenas pílulas de conteúdo para abastecer a intranet da empresa de informações sobre o assunto, trazendo assim conhecimento que empodera. cada um para gerir sua imagem sem estar preso a um manual de regras.




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Segundo a orientação de  coaching de carreira e imagem, ou Consultor de Estilo e Imagem , cada empresa, de acordo com o segmento de atuação, tem uma imagem que deve estar associada à mensagem que ela deseja passar para o seu público, e o profissional.
Que deve estar comprometido com a construção dessa imagem. Por isso, o tema vestuário passou a compor no código de conduta.
“No processo de construção de imagem são necessários apenas cinco segundos para que uma pessoa construa uma impressão a seu respeito e a forma como você está vestido contribui ou não para que essa impressão seja positiva ou negativa.”
De  importância    fundamental a coerência entre a identidade visual do profissional e o segmento em que ele (a)  atua.

 “Está cada vez mais claro que essa imagem tem influência direta na percepção sobre a credibilidade do profissional e da atividade ou segmento que ele representa “ .


Vamos combinar  :  O  profissional deve ter consciência de que ao se apresentar  pelo cargo  que ocupa ou segmento que representa.
Você  se torna um representante da marca e a forma como que  se veste causa uma impressão que irá depor contra ou a favor de sua imagem e a da empresa que está representando .
Especificamente, os  coach  e Consultores de Imagem e Estilo recomendam  que mulheres tenham cuidado com decotes, saias, transparências, salto agulha e também com acessórios, bolsas e a maquiagem. Por sua vez, os homens, precisam prestar atenção às combinações de cores de gravata, cinto e sapato.
No entanto, esclarecer é  importante,  a empresa deve informar o profissional o que pode e não pode.




“Tudo é adequação, e o combinado não sai caro. Se ambiente permite e não segue nenhum Dress Code, procure se informar ou até mesmo contrate um Personal Style , caso não possa pesquise porque existe muita informação sobre o tema .
“Roupa, como qualquer atributo, pode atrapalhar a carreira”



 “É uma soma de elementos que vão acompanhar a trajetória e a roupa, como qualquer outro atributo, pode atrapalhar o desenvolvimento da carreira.”
O profissional é a soma de conhecimento e competências, comprometimento, comportamento e geração de resultados e a roupa embala esses atributos.



BOM SENSO : MENOS É  SEMPRE MAIS 


Roupa de trabalho não é a sua roupa social, que você usa para ir para festas, baladas e casamentos.

 Também não é igual à sua roupa do lazer, que você escolhe para ir ao barzinho, ou para  Festas.

É preciso existir um guarda-roupa apenas para o trabalho.


As transparências também devem ser evitadas, se não quiser abrir mão da peça, use-a com outra peça por baixo, como forros, regatas, top ou mini blusas.

 As roupas sem mangas e com alças finas devem ser evitadas, principalmente se mostram peças de roupas íntimas, o que é imperdoável na moda trabalho.

Cortes ou fendas enormes que deixam as coxas à mostra não faz parte da moda trabalho.


Roupas justas demais dificultam o movimento, prendem a circulação sanguínea e marca demais o corpo


Os acessórios devem ser usados com bom senso, sem exageros no tamanho, efeitos sonoros que causam incomodando os colegas de trabalho e estão fora da moda, use mais cores e maxi bijou com cores neutras e sempre uma peça só maior.


Brilho é para festas e ocasiões especiais, evite-os de forma exagerada no ambiente de trabalho.


Os sapatos também devem ser observados, evitando plataformas, botas de cano muito alto, acima do joelho, chinelos, tênis em ambientes formais, e saltos muito altos. O recomendado é o conforto no calçado, com saltos mais firmes de 3, 5 ou no máximo 7 cm de altura. Nada de numeração que aperte os pés, as pernas dificultando a circulação do sangue causando desconforto, incômodo, dores e problemas mais sérios de saúde.


Decotes exagerados mostram mais do que devem, escolha peças que vaorizem o corpo sem expor demais, sem mostar as curvas do seio.


Os cuidados com a higiene corporal são fundamentais, evitando odores nas roupas. Manter cabelos bem limpos, com unhas bem cortadas sem ser grande demais, limpas e se possível bem feitas. A higiene bucal é fundamental para a comunicação.
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ALGUMAS SUGESTÕES PARA VOCÊ COMPOR LOOKS MODERNOS
PARA OCASIÕES.  ESPECIAIS: SOLENIDADES,   FORMATURAS,  EVENTOS.




























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Pesquisa : Maristela Brittes
Jornalista

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