COM QUE ROUPA EU VOU?
“ COM QUE ROUPA EU VOU “
DRESS CODE PROFISSIONAL
• O QUE É?
• COMO APLICAR?
• O ASSUNTO DA SEMANA É
• COMO DEVEMOS NOS APRESENTAR PROFISSIONALMENTE
Charme e vulgaridade não combinam. A moda trabalho não tem nada a ver com a moda sedução, e nem com a moda balada.
Como quero ser percebido? O que quero transparecer?
Creio , estas são perguntas que devem ser feitas na hora de escolher a roupa para o ambiente profissional.
• Esse assunto é recorrente, em várias vezes nos deparamos com notícias a respeito de alguma pessoa que se destacou com uma escolha inusitada em ambiente profissional ou situação social justamente por causa da sua vestimenta.
• Considero triste que isso aconteça pelo constrangimento mas, em contrapartida, relevante para sinalizar aos demais o quanto a imagem pessoal ainda é fator importantíssimo no seu dia a dia.
• Nos dias de hoje há quem duvide do quanto sua imagem fala por você, ainda há quem não se importe e ainda há quem desconheça a simbologia a respeito da imagem pessoal e profissional.
• Para eventuais dúvidas e orientar corretamente sobre o que você deve ou não vestir existe um código, conhecido como Dress Code ou código de vestimenta.
• Para esclarecer dúvidas e facilitar seu dia a dia listei as principais dicas e orientações a respeito:
• Dress code é um conjunto de regras, explícitas na maioria das vezes, que sempre estão presentes principalmente em ambientes profissionais e interpreta-los corretamente é imprescindível para uma imagem positiva e adequada.
• Ambiente muito formal
o Ambiente jurídico Tribunais , Fórum e Escritório de advocacia tradicional e área executiva de grandes bancos, secretarias de Estado , Governo e ambiente cargos politicos estão nessa categoria.
o A sua imagem deve projetar complementa seriedade e credibilidade. Roupas em modelos tradicionais, alfaiataria sempre e cor escura, de preferência preto.
Sugestões:
Mulheres sempre de sapatos fechados, com saltos, meias calças, cor lisa, nenhuma estampa, bolsas estruturadas, sem detalhes barulhentos ou chamativos e acessórios pequenos e discretos.
• Homens de terno, corte estruturado, camisa branca, gravata sem estampas, sapatos e cintos pretos e lustrados, relógio de couro preto.
Ambiente formal
Grandes empresas de consultoria/auditoria, área jurídica e financeira de grandes empresas .
Sugestões:
- A imagem continua sendo de credibilidade e seriedade porem, com um toque de receptividade.
Para mulheres como homens devem continuar usando cor escura mas, amplia-se o leque de opções além do preto: azul marinho, marrom ou grafite.
Podem entrar estampas discretas como a risca de giz para ambos e gravatas com estampas pequenas e discretas para os homens.
As camisas por baixo do terno continuam claras mas, podem variar para o azul, lilás ou rosa discretos.
Sapatos continuam fechados para as mulheres e acessórios discretos, podendo ousar apenas em anel se quiser algo um pouco maior. Para terno cinza, sapatos e meias pretas, para terno marrom e azul, sapatos e meias marrons.
• Semi formal
Escritórios e a maioria das multinacionais em que seus funcionários mantem pouquíssimo contato direto com cliente.
É comum o Casual Day ou Casual Friday, podendo usar calça jeans neste único dia.
Neste caso, para ambos o jeans deve ser escuro e sem detalhes (rasgos, bordados ou apliques).
As cores são permitidas, sempre discretas, e estampas menos tradicionais como listras e poás para as mulheres estão liberadas. Sapatos e bolsas também podem ter cor ou estampa. Os homens podem usar ternos claros, camisas sem gravatas, blazers avulsos e calças sociais.
• . Formal
• Para quem ocupa cargos politicos , ou na área jurídica, juizes, advogados, funcionários públicos, executivos, gerentes de banco, secretários de diretoria e presidentes de empresas.
• Dicas
• Para mulheres, procure roupas bem cortadas, blazers da moda, cores neutras, saias na altura do joelho, decotes mais fechados, calças confortáveis e não tão justas. Para dar personalidade ao look, abuse de acessórios coloridos, como lenços e bijuterias, e capriche em sapatos e bolsas, que não precisam ser conjunto.
• Mas, os acessórios dão um toque especial ao seu look.
• Para homens, gravata é indispensável. Ternos devem ser sóbrios, longe de modismos, como silhuetas muito ajustadas, calças curtas ou sapatos sem meias. Ternos cinza e marinho o ano todo, podendo usar cáqui e bege no verão.
• Procure evitar ternos pretos, coloridos e marrom .
• Camisas brancas, azuis, listradas e xadrez miúdo, sem cores fortes ou cheias de detalhes em punhos e golas. Nada de meia branca! A meia branca não fica bem , inclusive corta silhueta no conjunto.
• Casual
Empresas familiares ou de médio e pequeno porte, lojas, empresas de áreas como marketing, moda, arquitetura, design, comunicação e tecnologia.
. A imagem aqui pede profissionalismo com criatividade além da descontração.
Lembre-se que casual não é informal!!!
Estão liberadas cores e formas diferentes, acessórios criativos e jeans.
Mulheres podem adicionar macacões por exemplo, homens podem adicionar modelagens mais esportivas. Porem a mensagem aqui é: nunca apareça menos ou mais do que sua roupa.
É permitido porque são áreas de muita criatividade e modernas .
Você deve manter o estilo, caso goste de looks modernos poderá usá -los.
CONSULTORIA DE ESTILO PARA EMPRESAS
A EMPRESA VIVO criou uma ação muito interessante, por ser um tema recorrente aqui n sempre está em pauta durante as .
E como a convenção social ainda determina que estejamos vestidos para sair às ruas), a preocupação com o que usar para trabalhar reaparece, quase todos os dias, ao executarmos esta tarefa diária.
A maioria das pessoas, recorre a opções seguras que não as faça se destacar e que, tão pouco, representam suas identidades.
Estas escolhas, normalmente, fazem com que elas não se sintam confortáveis e seguras no dia a dia, o que só tira o foco do principal: o trabalho.
Foi pensando nisso e também em que são os funcionários quem fazem a “cara” da empresa e que a diversidade e talento de cada um deve aparecer, que a Vivo lançou uma campanha interna de dress code que desconstruiu a forma pré-concebida de se vestir dos funcionários e deu autonomia à eles nesta função
A marca, que vem se colocando no mercado como inclusiva, aberta e democrática entendeu que internamente este conceito também deveria ser levado a sério.
Com o mote “Vem de você” a ação não pretende impor regras ou criar preocupação com a moda, mas dar liberdade para cada um se expressar individualmente e se sentir confortável em sua jornada diária. E a ideia não pára só nas roupas, mas engloba todo um processo de humanização da empresa que incluí até meditação para os funcionários.
O projeto levou aos funcionários da Vivo. Temas de palestra sobre como a nossa aparência se comunica e o ambiente de trabalho, além de escrever pequenas pílulas de conteúdo para abastecer a intranet da empresa de informações sobre o assunto, trazendo assim conhecimento que empodera. cada um para gerir sua imagem sem estar preso a um manual de regras.
_____________________
Segundo a orientação de coaching de carreira e imagem, ou Consultor de Estilo e Imagem , cada empresa, de acordo com o segmento de atuação, tem uma imagem que deve estar associada à mensagem que ela deseja passar para o seu público, e o profissional.
Que deve estar comprometido com a construção dessa imagem. Por isso, o tema vestuário passou a compor no código de conduta.
“No processo de construção de imagem são necessários apenas cinco segundos para que uma pessoa construa uma impressão a seu respeito e a forma como você está vestido contribui ou não para que essa impressão seja positiva ou negativa.”
De importância fundamental a coerência entre a identidade visual do profissional e o segmento em que ele (a) atua.
“Está cada vez mais claro que essa imagem tem influência direta na percepção sobre a credibilidade do profissional e da atividade ou segmento que ele representa “ .
Vamos combinar : O profissional deve ter consciência de que ao se apresentar pelo cargo que ocupa ou segmento que representa.
Você se torna um representante da marca e a forma como que se veste causa uma impressão que irá depor contra ou a favor de sua imagem e a da empresa que está representando .
Especificamente, os coach e Consultores de Imagem e Estilo recomendam que mulheres tenham cuidado com decotes, saias, transparências, salto agulha e também com acessórios, bolsas e a maquiagem. Por sua vez, os homens, precisam prestar atenção às combinações de cores de gravata, cinto e sapato.
No entanto, esclarecer é importante, a empresa deve informar o profissional o que pode e não pode.
“Tudo é adequação, e o combinado não sai caro. Se ambiente permite e não segue nenhum Dress Code, procure se informar ou até mesmo contrate um Personal Style , caso não possa pesquise porque existe muita informação sobre o tema .
“Roupa, como qualquer atributo, pode atrapalhar a carreira”
“É uma soma de elementos que vão acompanhar a trajetória e a roupa, como qualquer outro atributo, pode atrapalhar o desenvolvimento da carreira.”
O profissional é a soma de conhecimento e competências, comprometimento, comportamento e geração de resultados e a roupa embala esses atributos.
BOM SENSO : MENOS É SEMPRE MAIS
Roupa de trabalho não é a sua roupa social, que você usa para ir para festas, baladas e casamentos.
Também não é igual à sua roupa do lazer, que você escolhe para ir ao barzinho, ou para Festas.
É preciso existir um guarda-roupa apenas para o trabalho.
As transparências também devem ser evitadas, se não quiser abrir mão da peça, use-a com outra peça por baixo, como forros, regatas, top ou mini blusas.
As roupas sem mangas e com alças finas devem ser evitadas, principalmente se mostram peças de roupas íntimas, o que é imperdoável na moda trabalho.
Cortes ou fendas enormes que deixam as coxas à mostra não faz parte da moda trabalho.
Roupas justas demais dificultam o movimento, prendem a circulação sanguínea e marca demais o corpo
Os acessórios devem ser usados com bom senso, sem exageros no tamanho, efeitos sonoros que causam incomodando os colegas de trabalho e estão fora da moda, use mais cores e maxi bijou com cores neutras e sempre uma peça só maior.
Brilho é para festas e ocasiões especiais, evite-os de forma exagerada no ambiente de trabalho.
Os sapatos também devem ser observados, evitando plataformas, botas de cano muito alto, acima do joelho, chinelos, tênis em ambientes formais, e saltos muito altos. O recomendado é o conforto no calçado, com saltos mais firmes de 3, 5 ou no máximo 7 cm de altura. Nada de numeração que aperte os pés, as pernas dificultando a circulação do sangue causando desconforto, incômodo, dores e problemas mais sérios de saúde.
Decotes exagerados mostram mais do que devem, escolha peças que vaorizem o corpo sem expor demais, sem mostar as curvas do seio.
Os cuidados com a higiene corporal são fundamentais, evitando odores nas roupas. Manter cabelos bem limpos, com unhas bem cortadas sem ser grande demais, limpas e se possível bem feitas. A higiene bucal é fundamental para a comunicação.
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ALGUMAS SUGESTÕES PARA VOCÊ COMPOR LOOKS MODERNOS
PARA OCASIÕES. ESPECIAIS: SOLENIDADES, FORMATURAS, EVENTOS.
.
Pesquisa : Maristela Brittes
Jornalista
DRESS CODE PROFISSIONAL
• O QUE É?
• COMO APLICAR?
• O ASSUNTO DA SEMANA É
• COMO DEVEMOS NOS APRESENTAR PROFISSIONALMENTE
Charme e vulgaridade não combinam. A moda trabalho não tem nada a ver com a moda sedução, e nem com a moda balada.
Como quero ser percebido? O que quero transparecer?
Creio , estas são perguntas que devem ser feitas na hora de escolher a roupa para o ambiente profissional.
• Esse assunto é recorrente, em várias vezes nos deparamos com notícias a respeito de alguma pessoa que se destacou com uma escolha inusitada em ambiente profissional ou situação social justamente por causa da sua vestimenta.
• Considero triste que isso aconteça pelo constrangimento mas, em contrapartida, relevante para sinalizar aos demais o quanto a imagem pessoal ainda é fator importantíssimo no seu dia a dia.
• Nos dias de hoje há quem duvide do quanto sua imagem fala por você, ainda há quem não se importe e ainda há quem desconheça a simbologia a respeito da imagem pessoal e profissional.
• Para eventuais dúvidas e orientar corretamente sobre o que você deve ou não vestir existe um código, conhecido como Dress Code ou código de vestimenta.
• Para esclarecer dúvidas e facilitar seu dia a dia listei as principais dicas e orientações a respeito:
• Dress code é um conjunto de regras, explícitas na maioria das vezes, que sempre estão presentes principalmente em ambientes profissionais e interpreta-los corretamente é imprescindível para uma imagem positiva e adequada.
• Ambiente muito formal
o Ambiente jurídico Tribunais , Fórum e Escritório de advocacia tradicional e área executiva de grandes bancos, secretarias de Estado , Governo e ambiente cargos politicos estão nessa categoria.
o A sua imagem deve projetar complementa seriedade e credibilidade. Roupas em modelos tradicionais, alfaiataria sempre e cor escura, de preferência preto.
Sugestões:
Mulheres sempre de sapatos fechados, com saltos, meias calças, cor lisa, nenhuma estampa, bolsas estruturadas, sem detalhes barulhentos ou chamativos e acessórios pequenos e discretos.
• Homens de terno, corte estruturado, camisa branca, gravata sem estampas, sapatos e cintos pretos e lustrados, relógio de couro preto.
Ambiente formal
Grandes empresas de consultoria/auditoria, área jurídica e financeira de grandes empresas .
Sugestões:
- A imagem continua sendo de credibilidade e seriedade porem, com um toque de receptividade.
Para mulheres como homens devem continuar usando cor escura mas, amplia-se o leque de opções além do preto: azul marinho, marrom ou grafite.
Podem entrar estampas discretas como a risca de giz para ambos e gravatas com estampas pequenas e discretas para os homens.
As camisas por baixo do terno continuam claras mas, podem variar para o azul, lilás ou rosa discretos.
Sapatos continuam fechados para as mulheres e acessórios discretos, podendo ousar apenas em anel se quiser algo um pouco maior. Para terno cinza, sapatos e meias pretas, para terno marrom e azul, sapatos e meias marrons.
• Semi formal
CASUAL DAY
Escritórios e a maioria das multinacionais em que seus funcionários mantem pouquíssimo contato direto com cliente.
É comum o Casual Day ou Casual Friday, podendo usar calça jeans neste único dia.
Neste caso, para ambos o jeans deve ser escuro e sem detalhes (rasgos, bordados ou apliques).
As cores são permitidas, sempre discretas, e estampas menos tradicionais como listras e poás para as mulheres estão liberadas. Sapatos e bolsas também podem ter cor ou estampa. Os homens podem usar ternos claros, camisas sem gravatas, blazers avulsos e calças sociais.
• . Formal
• Para quem ocupa cargos politicos , ou na área jurídica, juizes, advogados, funcionários públicos, executivos, gerentes de banco, secretários de diretoria e presidentes de empresas.
• Dicas
• Para mulheres, procure roupas bem cortadas, blazers da moda, cores neutras, saias na altura do joelho, decotes mais fechados, calças confortáveis e não tão justas. Para dar personalidade ao look, abuse de acessórios coloridos, como lenços e bijuterias, e capriche em sapatos e bolsas, que não precisam ser conjunto.
• Mas, os acessórios dão um toque especial ao seu look.
• Para homens, gravata é indispensável. Ternos devem ser sóbrios, longe de modismos, como silhuetas muito ajustadas, calças curtas ou sapatos sem meias. Ternos cinza e marinho o ano todo, podendo usar cáqui e bege no verão.
• Procure evitar ternos pretos, coloridos e marrom .
• Camisas brancas, azuis, listradas e xadrez miúdo, sem cores fortes ou cheias de detalhes em punhos e golas. Nada de meia branca! A meia branca não fica bem , inclusive corta silhueta no conjunto.
• Casual
Empresas familiares ou de médio e pequeno porte, lojas, empresas de áreas como marketing, moda, arquitetura, design, comunicação e tecnologia.
. A imagem aqui pede profissionalismo com criatividade além da descontração.
Lembre-se que casual não é informal!!!
Estão liberadas cores e formas diferentes, acessórios criativos e jeans.
Mulheres podem adicionar macacões por exemplo, homens podem adicionar modelagens mais esportivas. Porem a mensagem aqui é: nunca apareça menos ou mais do que sua roupa.
É permitido porque são áreas de muita criatividade e modernas .
Você deve manter o estilo, caso goste de looks modernos poderá usá -los.
CONSULTORIA DE ESTILO PARA EMPRESAS
A EMPRESA VIVO criou uma ação muito interessante, por ser um tema recorrente aqui n sempre está em pauta durante as .
E como a convenção social ainda determina que estejamos vestidos para sair às ruas), a preocupação com o que usar para trabalhar reaparece, quase todos os dias, ao executarmos esta tarefa diária.
A maioria das pessoas, recorre a opções seguras que não as faça se destacar e que, tão pouco, representam suas identidades.
Estas escolhas, normalmente, fazem com que elas não se sintam confortáveis e seguras no dia a dia, o que só tira o foco do principal: o trabalho.
Foi pensando nisso e também em que são os funcionários quem fazem a “cara” da empresa e que a diversidade e talento de cada um deve aparecer, que a Vivo lançou uma campanha interna de dress code que desconstruiu a forma pré-concebida de se vestir dos funcionários e deu autonomia à eles nesta função
A marca, que vem se colocando no mercado como inclusiva, aberta e democrática entendeu que internamente este conceito também deveria ser levado a sério.
Com o mote “Vem de você” a ação não pretende impor regras ou criar preocupação com a moda, mas dar liberdade para cada um se expressar individualmente e se sentir confortável em sua jornada diária. E a ideia não pára só nas roupas, mas engloba todo um processo de humanização da empresa que incluí até meditação para os funcionários.
O projeto levou aos funcionários da Vivo. Temas de palestra sobre como a nossa aparência se comunica e o ambiente de trabalho, além de escrever pequenas pílulas de conteúdo para abastecer a intranet da empresa de informações sobre o assunto, trazendo assim conhecimento que empodera. cada um para gerir sua imagem sem estar preso a um manual de regras.
_____________________
Segundo a orientação de coaching de carreira e imagem, ou Consultor de Estilo e Imagem , cada empresa, de acordo com o segmento de atuação, tem uma imagem que deve estar associada à mensagem que ela deseja passar para o seu público, e o profissional.
Que deve estar comprometido com a construção dessa imagem. Por isso, o tema vestuário passou a compor no código de conduta.
“No processo de construção de imagem são necessários apenas cinco segundos para que uma pessoa construa uma impressão a seu respeito e a forma como você está vestido contribui ou não para que essa impressão seja positiva ou negativa.”
De importância fundamental a coerência entre a identidade visual do profissional e o segmento em que ele (a) atua.
“Está cada vez mais claro que essa imagem tem influência direta na percepção sobre a credibilidade do profissional e da atividade ou segmento que ele representa “ .
Vamos combinar : O profissional deve ter consciência de que ao se apresentar pelo cargo que ocupa ou segmento que representa.
Você se torna um representante da marca e a forma como que se veste causa uma impressão que irá depor contra ou a favor de sua imagem e a da empresa que está representando .
Especificamente, os coach e Consultores de Imagem e Estilo recomendam que mulheres tenham cuidado com decotes, saias, transparências, salto agulha e também com acessórios, bolsas e a maquiagem. Por sua vez, os homens, precisam prestar atenção às combinações de cores de gravata, cinto e sapato.
No entanto, esclarecer é importante, a empresa deve informar o profissional o que pode e não pode.
“Tudo é adequação, e o combinado não sai caro. Se ambiente permite e não segue nenhum Dress Code, procure se informar ou até mesmo contrate um Personal Style , caso não possa pesquise porque existe muita informação sobre o tema .
“Roupa, como qualquer atributo, pode atrapalhar a carreira”
“É uma soma de elementos que vão acompanhar a trajetória e a roupa, como qualquer outro atributo, pode atrapalhar o desenvolvimento da carreira.”
O profissional é a soma de conhecimento e competências, comprometimento, comportamento e geração de resultados e a roupa embala esses atributos.
BOM SENSO : MENOS É SEMPRE MAIS
Roupa de trabalho não é a sua roupa social, que você usa para ir para festas, baladas e casamentos.
Também não é igual à sua roupa do lazer, que você escolhe para ir ao barzinho, ou para Festas.
É preciso existir um guarda-roupa apenas para o trabalho.
As transparências também devem ser evitadas, se não quiser abrir mão da peça, use-a com outra peça por baixo, como forros, regatas, top ou mini blusas.
As roupas sem mangas e com alças finas devem ser evitadas, principalmente se mostram peças de roupas íntimas, o que é imperdoável na moda trabalho.
Cortes ou fendas enormes que deixam as coxas à mostra não faz parte da moda trabalho.
Roupas justas demais dificultam o movimento, prendem a circulação sanguínea e marca demais o corpo
Os acessórios devem ser usados com bom senso, sem exageros no tamanho, efeitos sonoros que causam incomodando os colegas de trabalho e estão fora da moda, use mais cores e maxi bijou com cores neutras e sempre uma peça só maior.
Brilho é para festas e ocasiões especiais, evite-os de forma exagerada no ambiente de trabalho.
Os sapatos também devem ser observados, evitando plataformas, botas de cano muito alto, acima do joelho, chinelos, tênis em ambientes formais, e saltos muito altos. O recomendado é o conforto no calçado, com saltos mais firmes de 3, 5 ou no máximo 7 cm de altura. Nada de numeração que aperte os pés, as pernas dificultando a circulação do sangue causando desconforto, incômodo, dores e problemas mais sérios de saúde.
Decotes exagerados mostram mais do que devem, escolha peças que vaorizem o corpo sem expor demais, sem mostar as curvas do seio.
Os cuidados com a higiene corporal são fundamentais, evitando odores nas roupas. Manter cabelos bem limpos, com unhas bem cortadas sem ser grande demais, limpas e se possível bem feitas. A higiene bucal é fundamental para a comunicação.
--------------------------------------------
ALGUMAS SUGESTÕES PARA VOCÊ COMPOR LOOKS MODERNOS
PARA OCASIÕES. ESPECIAIS: SOLENIDADES, FORMATURAS, EVENTOS.
.
Pesquisa : Maristela Brittes
Jornalista
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