Gilberto Freyre é tema de curso gratuito na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis






Primeira aula do curso Esses Professores Incríveis e suas Aulas (in)Úteis acontece no sábado, dia 17 de agosto

A Fundação Cultural Badesc, em parceria com o Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), promove a partir do dia 17 de agosto, o curso gratuito Esses Professores Incríveis e suas Aulas (in)Úteis.
A primeira aula tem como tema a obra do sociólogo e historiador Gilberto Freyre e será ministrada pela professora Ana Luiza Andrade. Os interessados podem participar das 14h às 17h do encontro. As vagas são disponibilizadas por ordem de chegada em cada encontro. Rogério Rosa Rodrigues é o organizador. 
               Os encontros mensais apresentam conteúdos programáticos com lições deixadas por grandes professores. Em cada aula um professor é convidado para participar.
Outros temas estão programados para os dias 28/09, 19/10 e 16/11.

Gilberto Freyre
Autor de "Casa Grande & Senzala" - obra considerada uma das mais representativas sobre a formação da sociedade brasileira, o sociólogo e historiador Gilberto Freyre (1900-1987) é reconhecido por ter recebido prêmios como o Prêmio Internacional La Madonnina, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, a Grã-cruz de Santiago de Compostela, entre outros.

Ana Luiza Andrade
Possui doutorado em Literatura Luso Brasileira e Hispano Americana - University Of Texas At Austin (1982) dois pós-doutorados UFSC/USP na atualização da pesquisa sobre Osman Lins. Foi professora visitante em Harvard, University of California (Los Angeles), Universidad de Buenos Aires. Atualmente é professora de Literatura Brasileira na graduação e na pós-gradução e professor associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, Literatura Brasileira com ênfase em Teoria Literária, publicando principalmente sobre autores modernos tais como Machado de Assis, Gilberto Freyre, Osman Lins, Clarice Lispector e Francisco Brennand. Linha de pesquisa: arquivo, tempo e imagem. Interesses relacionados: indústria cultural, literatura, cinema e arte. É líder do Núcleo de Estudos Benjaminianos.

Rogério Rosa Rodrigues
Professor do ensino superior desde 2001, Rogério Rosa Rodrigues atualmente leciona na Udesc, credenciado como docente de História e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente. Eleito presidente da ANPUH-SC (Associação Nacional de História seção Santa Catarina) para gestão de 2018-2020 e Membro do Corpo Editorial como Editor da Seção Fonte da Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos para os anos 2019-2022. Atuou como chefe Editorial da Revista Tempo e Argumento. Já lecionou na Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, em Vitória e na Universidade Estadual de Santa Cruz, na cidade de Ilhéus, Bahia. Atualmente desenvolve investigação de Pós-Doutorado como pesquisador vinculado ao Lateinamerika-Institut (LAI) da Freie Universität, Berlim, sob a supervisão da Profa. Dra. Débora Gerstenberger. Desenvolve pesquisas na área de História da Historiografia, História e Cultura Política e visual e História, história e literatura e movimentos sociais e messiânicos.

Serviço: Curso Esses Professores Incríveis e suas Aulas (in)Úteis
Data: início no dia 17 de agosto – sábado e segue nos dias 28/09, 19/10 e 16/11
Horário: 14h às 17h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita, vagas disponibilizadas por ondem de chegada em cada dia

Comentários

Postagens mais visitadas