BISTRÔ COM AMOR - VERDE BISTRÔ


  VERDE BISTRÔ



Vamos falar de BISTRÔ,um lugar aconchegante  qual o  conceito e o que podemos esperar do cardápio.






Salmão 



Com essa expectativa fui conhecer o VERDE BISTRÔ.

O restaurante tem poucas mesas. ALE  trabalha na cozinha e o marido no salão ou vice-versa. Escrito num quadro-negro com giz branco oferece drink da semana em dobro ,  o cardápio varia de acordo com os produtos da estação, não tem muito mais do que cinco ou seis opções e a comida é artesanal, ótimo paladar e combinações interessantes com toque contemporâneo.

Não há garçons para paparicos, mas o serviço é simpático e ágil. Sorria, você está num autêntico bistrô (em francês, bistrot).








    É  uma   delícia   encontrar restaurante do tipo " bistrô", quando estamos com fome, afim de uma boa conversa , um drink ou bom vinho .


O nome surgiu de uma história de amor, o casal se conheceu no Rio Grande do Sul, Ale foi musa inspiradora para poesia de Diogo , onde no poema dedicado a ela, falava do verde cor dos olhos dela e do mar .

Ali percebi, que existe amor e cumplicidade, que o BISTRÔ  é o  projeto de vida do casal , que é tratado com carinho e dedicação imensa.

Em um pequenino ambiente, decorado com simplicidade, no Córrego Grande , surge o Verde Bistrô.

Ambiente   aconchegante, um astral agradável, assim   recebidos pelo casal Ale & Diogo .

  A intenção é ir adaptando, ajustando o cardápio, cada dia pensado para o cliente.








Caponatta  fabricação artesanal.



           Aperitivos: Nhoque frito de queijo



O conceito desse tipo de restaurante é bem claro. "Pratos da culinária tradicional cardápio enxuto e  servido em  ambiente rustico  com boa relação custo/benefício".



E isso não é tudo, grande parte do charme de um bistrô é o cliente, invariavelmente, se sentir em casa,  ser recebido bem e um atendimento    diferenciado.

Cardápio tem massas, filé e salmão que foi o meu escolhido , a sobremesa foi  surpresa adorei uma combinação   ganache e morango , tudo elaborado pela Ale.




VOCÊ SABE PORQUE O NOME "BISTROT"?


Um bistrô francês no Brasil é diferente de um “bistrot” realmente francês. Para começar, o nome - a palavra “bistrô” vem da pronúncia da palavra francesa “bistrot”, que teve origem na Segunda Guerra Mundial, quando a Rússia invadiu a França. Os russos costumavam gritar “bystro, bystro!” que significava “rápido!”. Por isso, os franceses colocaram o nome de “bistrot” em pequenos restaurantes de bairro, que servem comidas mais rápidas.



Na França, um bistrô é um lugarzinho comum e gostoso, onde os franceses param para almoçar no seu horário de trabalho ou no meio do dia, quando estão na rua e bate uma fome repentina. Eles não são considerados chiques, com exceção daqueles na Champs-Élysées que foram feitos essencialmente para agradar os turistas e se transformaram em verdadeiros restaurantes requintados. Os bistrôs originais (a maioria deles, espalhados pelas ruas de Paris) são pequenos, simples e baratos. Mas não perdem seu estilo antigo e aconchegante, que nós imaginamos tão bem ao pensar em um bistrô.

E no Brasil? que se serve em um bistrô? 



Voilà, comida francesa, claro! A França, e especificamente Paris, tem sua fama de ser elegante e glamourosa.


Nos bistrôs franceses reproduzidos aqui, vamos encontrar os pratos franceses que ficaram mais famosos: esgargot, pato (ou melhor, canard), coxas de rã. De sobremesa, obviamente, petit gâteau, um creme brûlée ou um crêpe suzette. Sim, pratos sofisticados.


Se alguém falar para um francês que comeu foie gras num bistrô, ele vai achar muito estranho, pois é uma comida especial, que eles só comem em festas como o Natal, Ano Novo ou casamentos. Seria como alguém te falar que comeu bacalhau ao azeite, peru assado e panetone no restaurantezinho da esquina.

O Brasil juntou a culinária francesa famosa com o “estilo” do bistrô de Paris, mas não necessariamente com sua culinária original e comum.




Verde Bistrô
Pedidos por WhatsApp e Ifood
Rua Pio Duarte Silva 1172
Córrego Grande

Comentários

Postagens mais visitadas