"CLOUD NINE " - Gabriel Bordin convida ao descanso com o ambiente Cloud Nine na CASACOR Santa Catarina / Florianópolis 2019






GABRIEL BORDIN 
 "to be on cloud nine "










Gabriel Bordin chega à CASACOR Santa Catarina / Florianópolis 2019 fortalecendo ainda mais a assinatura como um arquiteto conectado com o morar contemporâneo e os desejos de sua geração. Com Cloud Nine, o quarto que também se transforma em estar, ele externa a versão pessoal - e de sua jovem equipe - do que reconhece como o espaço de descanso e aconchego. O nome nasceu da expressão “to be on cloud nine”, traduzida livremente como “estar nas nuvens”.
Esse sentimento aparece essencialmente a partir da Cama Nuvem, criação autoral de Gabriel em parceria com a grife de colchões Reveev, patrocinadora do ambiente. Fugindo dos padrões nacionais, a peça foi desenvolvida propositalmente mais baixa, como um convite acessível ao relaxamento, além de criar um volume menos massivo na composição. A parceria ainda rendeu o inusitado e grande painel retroiluminado feito de molas ensacadas - “a alma do colchão” - cuja superfície translúcida e orgânica enfatiza a sensação de estar flutuando no céu. De estar entre as nuvens.
Como expressão imagética de suas ideias, o profissional optou por cores claras, que não fogem dos tons de nude e das escalas de cinza. Dominante, o Branco Cru da Coral assume o papel de protagonista da paleta, enquanto estratégicos pontos pretos se destacam. Assim como o pórtico amadeirado que emoldura a janela e cria um pequeno living diante do dormitório ofertando a luz necessária à beleza da jabuticabeira escolhida para trazer natureza ao concreto. Para o piso, o porcelanato amadeirado Husky Nude da Portobello. No mobiliário, peças assinadas como a poltrona Jangada, de Jean Gillon; a cadeira Julieta, de Gustavo Bittencourt; a mesa Caê, de Fernando Mendes; e, em mais uma criação autoral de Gabriel, um biombo em vidro jateado e serralheria branca também faz as vezes de cabeceira. Entre as obras artísticas, produções de Sérgio Lucena, Ricardo Homem, Henrique Savas e Sabrina Bordin Sirino. Detalhe dos detalhes, um poema de Yoko Ono pode ser encontrado em algum lugar do ambiente, onde também repousa, sobre a mesa ao lado da cama o relógio do avô do arquiteto, presente em todas as participações na mostra. Já o armário branco, feito para criar o efeito de “estar voando”, ganha o contraponto com o grande bloco de mármore carrara que em sua composição traz as cores do ambiente como num espelho das nuvens.
Diante do conceito Planeta Casa, proposto como guia da CASACOR neste ano a partir da tríade sustentabilidade, tecnologia e afeto, Bordin se apropria naturalmente do tema. “O espaço foi pensado para gerar o mínimo de desperdício possível através das pontuais intervenções construtivas, uma vez que todas as benfeitorias deverão ser retiradas ao final da mostra. O mobiliário foi todo projetado e executado em uma modulação que facilita a adaptação em outros projetos posteriormente, reduzindo as sobras pós-evento”, conta. Já o painel de molas ensacadas se tornou uma solução prática ao dispensar a produção de uma parede que não vai durar mais dos que os 45 dias de exibição da mostra. E cerca de 75% destas molas poderão ser reaproveitadas. O arquiteto ainda optou por deixar o teto em sua forma original.
Quanto à tecnologia digital, Cloud Nine é, segundo Gabriel, “um espaço bem analógico, para se sentir nas nuvens. É tranquilo, orgânico e natural. Consequentemente, o analógico nos aproxima disso”.

Ouça a playlist do ambiente Cloud Nine no Spotify.

Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em casacor.com.br

Planeta Casa, conceito para 2019
Sustentabilidade, tecnologia e afeto são os três pilares do conceito Planeta Casa, que guiará as mostras deste ano. Você já deve ter ouvido falar que a mudança vem de dentro. Que se desejar mudar algo, deve começar por dentro. É nessa linha que a mostra percorre mais de 18 cidades brasileiras e quatro países das Américas. O conceito foi criado na tendência do lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade.
“É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito como ser humano. Somente assim conseguimos enxergar o outro como um elo no cuidado com o mundo”, diz Lívia Pedreira, diretora superintendente da CASACOR. Nesse mote, o elenco será pautado pelos pilares que irão traduzir o tema nos seus espaços. A união disso tudo representará um lar perfeito para viver e expressar o amor pela vida, usufruindo das facilidades contemporâneas e respeitando o meio ambiente.

SERVIÇO
O QUÊ: CASACOR Santa Catarina  / Florianópolis 2019
QUANDO: Até 27 de outubro
Terça a sexta, das 15h às 21h Sábados e feriados, das 13h às 21h  Domingo, das 13h às 19h.
O evento não abre às segundas-feiras
ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis) Estacionamento no local
INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)  INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 99938-3894 casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina


Comentários