O novo momento no mercado imobiliário - Lumis Construtora





    O novo momento no mercado imobiliário
Lumis Construtora 



Mack Carvalho Coordenador Comercial.            Lumis Construtora 

Observando que devido à pandemia mundial do coronavírus e consequente crise em todos os setores, o mercado imobiliário não fica fora do contexto: com iniciativas para sobreviver está tomando todas as precauções e ainda se sobressair e aproveitar as oportunidades que surgem em meio ao caos.

Sobre o momento:

É desafiador, tudo muito novo para o mundo inteiro, e por este motivo deverão ser resilientes e se adaptar, entender o que a crise da COVID-19 trouxe para o mercado tanto de vendas como de locações, e o que veio para ficar!

Olhando para trás teremos uma visão real do que aconteceu com o mercado. Enquanto isso, está existindo um movimento para que os negócios continuem acontecendo, e o mais importante, lembrando que o momento é oportuno para o investimento em imóveis, pela segurança.

O que diz o mercado imobiliário:

O mercado imobiliário se tornará mais digitalizado. Os clientes estão usando de forma simplificada as diversas tecnologias existentes. Um exemplo são os contratos totalmente digitais, visitas online, o uso de vídeos para demonstração dos imóveis, e essas são somente algumas das novidades já existentes e implementadas nesse momento.

Construtoras e imobiliárias são ‘obrigadas’ a tornar as empresas mais digitais, sem parar os processos.
Foi como se tivessem que virar a chave de uma hora para a outra, sem nenhum aviso, e essa urgência e em relação ao futuro foram difíceis.

Mas, contudo é vislumbrado um bom momento e com muitas oportunidades para o investidor.

Tivermos um bate-papo com Coordenador Comercial da LUMIS CONSTRUTORA, Mack Carvalho que nos falou sobre as estratégias e o comportamento do investidor diante de todas as mudanças no mercado.

______________________________________



Quais as expectativas dos empresários do setor imobiliário neste momento?

Em 2020, tínhamos a certeza da recuperação no setor imobiliário. Um cenário econômico favorável, juros baixos e inflação controlada. 

No nosso caso, da Lumis em particular, arrancamos com um ano em alta e mantendo a pegada do final de 2019 que foi excelente! Daí, surge a pandemia coronavírus, que impacta brutalmente nossas vidas, muda tudo em todos os sentidos e afeta a economia global.

Com isso, obviamente mudam as expectativas em todos os setores. Falando especificamente no setor e empresários da construção civil, atenção total e mais do que nunca, toda cautela e sensibilidade, surgem como fatores de decisão.

A construção civil, é um dos termômetros da nossa economia e se ela vai mal, tudo vai mal!
______________________________________________

Que setores são os mais defensivos entre os fundos imobiliários neste momento?

Essa é uma questão bem interessante. Uma das principais regras de fundos de investimentos, é o famoso "não colocar todos os ovos em única cesta".  Falando por alto, devem existem mais de 100 fundos imobiliários listados na bolsa de valores e eles reúnem diversas opções de ativos, como hotéis, agências bancárias, galpões de logística, escritórios, universidades e hospitais etc. A maioria dos fundos negocia imóveis que estão para alugar, porém, existem opções para aqueles que estão interessados em investir na construção dos empreendimentos também (cotas). Mas, realmente são muitas opções e cada uma com o perfil de cada investidor.

No meu entendimento e opinião, é justamente aí que começam as oportunidades do mercado imobiliário. Com a queda histórica da Selic, a movimentação financeira tem que ser extremamente dinâmica e diversificada. E as "lambadas e tropeços" que a construção civil tem sofrido nos últimos anos, surge agora como " investimento conservador e seguro", palavras de ordem para o momento.  
 _____________________________________________

Dadas as quedas recentes, já é hora de investir em imóveis?

Com certeza! 

Todos estudos, instituições e economistas, preveem uma nova redução e expectativa da Taxa Selic encerrar o ano em um patamar 2,25%, nunca antes imaginado.

Com isso, o que era apenas o sonho da casa própria (um verdadeiro DNA da cultura do brasileiro), se mantém como indicador, porém, agora reforçado pela turma dos investidores!


Para ser breve e citar um exemplo claro na nossa gestão Comercial da Lumis (que de familiar se tornou um Grupo e com seus  33 anos de mercado), nossas métricas e gestão de metas comerciais, eram medidas trimestralmente. Com a chegada da pandemia e citei anteriormente, cautela e sensibilidade passaram a ser indispensáveis para a análise deste novo mercado. Desta forma, através da leitura da diretoria, convencionamos metas altas e com a régua que já tínhamos antes do surto, porém, reduzindo de trimestre para cada 45 dias!

E agora vem a cereja do bolo. Pasmem, BATEMOS a meta em meio a pandemia e com louvor. Graças ao equilíbrio da gestão, juntamente com o diversificado portfólio da Lumis, que vai desde loteamento até imóvel alto padrão!
__________________________________________

Haverá retração nos lançamentos? 

É uma dúvida pertinente, porém, requer uma análise mais aprofundada. Digo isso porque ao longo desses anos, de forma geral,  a crise acabou criando um cenário  de muita oferta (estoque de imóveis) e pouca demanda ou uma demanda mais pulverizada.

Outra certeza do mercado é que o investidor busca pela novidade e com as tecnologias que cada vez mais integram os lançamentos.

Mas, respondendo a pergunta, ainda temos que analisar esse novo momento e essa nova postura de distanciamento social. A base do lançamento é despertar o interesse do cliente e seus aspectos incentivadores para compra, ou seja, Preço x Produto x Condição e somado a outros fatores, são obtidos através da presença dos clientes nos plantões ou  eventos que reúnem o Staff Comercial e o Cliente Final.


Um exemplo disso, o case do lançamento em fevereiro 2020, do Loteamento Novo Horizonte (Costa Sul Urbanismo - Empresa do Grupo Lumis), que usamos ações e técnicas de vendas, que resultaram em 240 lotes, 100% vendidos em apenas 3 horas! Houveram clientes que passaram a  noite na Arena Petry (local fechado) aguardando a abertura do salão de vendas. 


Com esse histórico no último lançamento, o peso de manter o sucesso e de novos lançamentos do setor em geral, fica em evidência e a régua alta, como estamos reféns de muitos fatores que ainda estão se acomodando, ainda é preciso cautela para lançamentos. 

Mas, a notícia boa é que temos muitas novidades e excelentes lançamentos no forno e aguardando o melhor momento e com respeito e segurança ao nosso cliente final.
_________________________________________6

Quais as expectativas ? Como estão se comportando o investidor?

Diante de todo esse cenário de pandemia e incertezas, surgem as oportunidades e com elas um público e cliente diferente e com uma pegada mais decidida! O cliente que hoje está comprando, é preparado sabe o que quer e sabe que o momento é dele!


Com isso, a gestão e a equipe comercial, também fica mais atenta e qualificada para poder ser o mais assertiva possível.

Posso dizer que estamos vivendo um momento confuso no mundo, mas como toda crise, traz seus aprendizados e suas oportunidades. Estou muito feliz com as adequações e resultados.
_________________________________

Quais os produtos estão  sendo mais procurados?

O momento é para investir em imóveis prontos ou que estejam prestes a serem entregues. Desta forma, o cliente se sente mais seguro e ainda usa um outro facilitador a seu favor, que são as taxas baixas e concorrência acirrada entre os bancos que disputam os clientes de financiamento bancário. Assim a engrenagem funciona e o mercado vai se mantendo, mesmo que ainda desacelerado e sobre os efeitos de uma crise na saúde e na economia mundial.


Qual a característica deste investidor ?  

Esse cliente investidor, é o que quer recuperar as perdas ou pelo menos amenizar o prejuízo que sofreu na bolsa e investimentos que sofreram o revés no mercado.

Logo, ele vem para a mesa com muita propriedade, agressivo e sabendo que precisa ser assertivo. Porém, querendo resolver logo onde coloca o capital dele e que seja mais seguro possível e isso nos favorece como executivos e consultores imobiliários.

Isso tem ocorrido muito conosco e em meio a crise toda, estamos performando muito bem em todas nossas cestas de produtos e principalmente no nicho de alto padrão. Com ticket médio de 2 milhões e fechamentos de negócios basicamente à vista!

____________________________________

LUMIS CONSTRUTORA
Rua Victor Meirelles, nº 600, sala 803 | Campinas | 88101-170 | São José/SC

Tel.: (48) 3241-4100 

Cel.: (48) 98415-8415

www.grupolumis.com.br 

Entrevista : Maristela Brittes jornalista



     San Blas Residence 

      Blanc Residence 
LUMIS CONSTRUTORA

Comentários

Postagens mais visitadas