OUTUBRO ROSA 2018. AMUCC
OUTUBRO ROSA 2018
COLETIVA DE IMPRENSA OUTUBRO ROSA 2018
A AMUCC Reunira a imprensa do Estado de SC para o lançamento da Campanha e Programação do Outubro Rosa 2018*
*campanha de conscientização com objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.
Durante o mês de outubro, diversas instituições, públicas e privadas, disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido, a fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.
CONHEÇA O OBJETIVO DO OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa têm como objetivo conscientizar as mulheres sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo.
Mesmo com campanhas e divulgação, grande parte dos diagnósticos acabam sendo tardios.
Embora a campanha seja focada no câncer de mama, muitas instituições aproveitam o mês também para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero, por exemplo.
O Outubro Rosa surgiu através de uma instituição importante para que ele viesse à vida. Em 1990, a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation organizou um evento chamado “Corrida pela Cura”, na cidade de Nova York, para arrecadar fundos para pesquisa.
Desde lá a instituição continua promovendo corridas anualmente em prol da luta contra o câncer de mama, mas a história do laço rosa só veio em 1997: a fim de sensibilizar a população, as cidades eram enfeitadas com laços cor de rosa em locais públicos e durante eventos.
Todas essas ações ocorriam em diversos estados dos EUA, sem que houvesse uma só instituição por trás. A medida em que foi crescendo, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional no país, até que se espalhou para o resto do mundo.
No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo: o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, foi iluminado de rosa por um grupo de mulheres simpatizantes com a causa.
Extrema importância para nós mulheres que passamos por esse momento, índice de casos de Câncer de Mama é crescente, e com o diagnóstico precoce podemos suavizar e buscar o tratamento com grande possibilidade de cura.
Os assuntos a serem conhecidos na Pauta Coletiva de Imprensa:
1. Programação do Outubro Rosa 2018;
2. Lançamento da logomarca e identidade visual da Campanha 2018, desenvolvida pelo artista plástico Luciano Martins;
3. Lançamento dos novos produtos que serão vendidos para angariar fundos para a campanha;
4. Lista de necessidades e parceiros para viabilizar as ações planejadas para o Outubro Rosa 2018;
5. Divulgação do evento de Lançamento da programação do Outubro Rosa 2018 para o público, que acontece no mesmo dia, no Beiramar Shopping;
6. Nova logomarca Amucc – também desenhada pelo artista plástico Luciano Martins, e a ressignificação da sua sigla.
A M U C C
1. Diretoria Amucc:
· Presidente: Leoni Margarida Simm
· Vice presidente: Simone Marilene de Souza Lopes
· Primeira secretária: Jurema Ramos dos Santos
· Segunda secretária: Anna Maria Stelle Teixeira Müller
· Diretora financeira: Márcia Regina Köhler
· Vice-diretora financeira: Eva Santos da Rosa
Arista Plástico Luciano Martins
A AMUCC surgiu no ano de 2000, intitulada de Associação da Mulher Catarinense portadora de Câncer, com a organização de um grupo de mulheres, que em sua maioria tiveram o diagnóstico de câncer de mama e preocupadas com o crescente índice e outras mulheres na mesma situação.
A Associação se tornou conhecida, a ENTIDADE oferece benefícios aos portadores de outros cânceres (homens, mulheres e crianças) que também podem usufruir e participar dos projetos.
ENTIDADE AMUCC desenvolve projetos educativos na área de prevenção e detecção precoce do câncer, em parceria com outras organizações, e promove campanhas e palestras para público leigo e profissionais de saúde e áreas afins, com muitas ações voltadas para o Advocacy, concentrando-se principalmente em:
ASSUNTOS IMPORTANTES ONDE OFERECEM INFORMAÇÕES AOS LEIGOS
Desfazer mitos e estigmas sobre o câncer;
Garantir o acesso do paciente ao SUS (detecção precoce, diagnóstico e tratamento e cuidados paliativos) por meio de um sistema com porta de entrada definida, transparente e público;
Garantir tempestividade ao diagnóstico e tratamento;
Garantir que os direitos dos portadores de câncer sejam cumpridos;
Garantir o acesso a novas tecnologias (exames, medicamentos e procedimentos), com vistas à maior sobrevida livre de doença, qualidade de vida e, conseqüentemente, redução de custos para o Sistema;
Garantir ao paciente o acesso à informação.
Endereço
Avenida Hercílio Luz, Centro, Florianópolis, SC, Brasil - Complemento: 639
_____________________________
Como se desenvolve o câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.
Câncer de mama tem cura total?
O câncer de mama, assim como todos os demais tumores, terá sua maior chance de cura quanto mais precocemente for diagnosticado, ou seja, quanto menor for o tamanho do nódulo mamário no momento do diagnóstico, associado a ausência de metástase nos gânglios da axila e ausência de metástase nos demais
O câncer de mama é o 2º câncer mais comum nas mulheres, só perde para os cânceres de pele não melanoma. O número de casos cresce entre 5 a 10 % ao ano. Mas quando diagnosticado precocemente a chance de cura é de 95%, já quando descoberto mais tarde essa taxa cai para 50%.
Por isso é realizado em todo país a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. O pico de incidência nas mulheres ocorre entre os 55 e 64 anos de idade, sendo que só 2% dos diagnósticos são realizados em mulheres abaixo de 35 anos.
Estudos ressaltam que o câncer de mama é prevenível por fatores biológicos pessoais através de uma vida saudável. O aumento da incidência está relacionado ao envelhecimento, a obesidade e o sedentarismo.
Fatores psicológicos também podem influenciar no tratamento da doença. A religiosidade, espiritualidade, autoestima, vida social, apoio de familiares e amigos estão ligados diretamente sob o modo como o paciente encara a doença.
"É preciso ter a consciência de que ela tem a doença, mas não é a doença. E perguntar-se: o que posso fazer sobre minha doença? Entre as variáveis que influenciam no tratamento estão a própria consciência das causas da doença e também a responsabilidade durante o tratamento para buscar uma vida melhor e mais saudável”.
Tipos de câncer de mama
O tipo de câncer de mama mais comum é o Ductal, que se inicia em um duto de leite. Esse tipo de câncer corresponde a 60% dos casos. Outros 15% são do tipo lobular, que começa nas glândulas produtoras de leite (lobos).
Diferentes tratamentos
Existem diferentes procedimentos para o tratamento de câncer de mama: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e bloqueio hormonal.
A cirurgia entra em grande parte das pacientes como primeira abordagem. Existem casos que os tumores são maiores que 3,5 centímetros ou há o comprometimento axilar palpável, e as pacientes são submetidas a quimioterapia antes da cirurgia para que haja uma redução do tumor.
"Dessa forma a paciente vai para a cirurgia com risco menor de mobilização e disseminação. Com o tumor menor, é possível fazer a retirada de um quadrante de mama e não a mama por completo”.
Comentários
Postar um comentário